as crianças são expostas a estereótipos de género e ideias enviesadas sobre o desempenho de raparigas e rapazes nas áreas STEM.
Como resultado, as meninas tendem a mostrar menos interesse e confiança nas suas capacidades nestes domínios, ainda que o seu desempenho nas ciências e matemáticas esteja ao nível do dos rapazes.
No ano letivo 2020/21, quer nas matrículas, quer nas conclusões do Ensino Superior, o número de raparigas é superior ao dos rapazes em todas as áreas, com exceção nos Serviços, nas Engenharias, Indústrias Transformadoras e Construção e nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
77%
77%
65%
17%
27%
55
ESAV
62%
38%
ESEV
70%
30%
ESSV
82%
18%
ESTGV
34%
66%
ESTGL
61%
39%
Conhecer, refletir, agir para (des)construir.
Dar a conhecer / promover o convívio de meninas e raparigas com mulheres com percursos de referência nas áreas STEM, contribuindo para o combate de estereótipos e para a desconstrução de ideias enviesadas sobre o que as meninas conseguem / não conseguem, podem / não podem fazer.
Criar / utilizar recursos didáticos representativos da igualdade entre homens e mulheres.